TRAÇA <-- Voltar

A traça do papel apresenta um corpo fino e alongado coberto por escamas acastanhadas, medindo cerca de um cm. Aparentemente não apresenta separação entre a cabeça, o tórax e o abdômen. Possui antenas finas e compridas e três membros finos semelhantes a caudas. Não possui asas e as suas pernas estão devidamente adaptadas para correr. A traça do papel move-se como um peixe.

 

Habitat e hábitos

A traça do papel é freqüentemente encontrada em ambientes escuros e úmidos. Esta apresenta hábitos diurnos e noturnos, sendo ativa à noite, escondendo-se durante o dia de modo a evitar o contato direto com a luz. Deste modo, quando numa determinada área se acende a luz, as traças procuram de imediato esconder-se em frestas ou atrás de móveis e equipamentos.

Alimentação

A traça do papel alimenta-se de todo o tipo de substâncias que contenham amido. Em bibliotecas alimentam-se do amido dos livros, encadernações e etiquetas; em residências alimentam-se do amido de roupas, cortinas, sedas e da pasta de amido do papel de parede; nos armazéns alimentam-se do papel. Esta espécie é primeiramente atraída pela cola usada para agregar páginas de livros e passam, em seguida, para folhas avulsas. Outros materiais podem também ser atacados, nomeadamente adesivos de origem animal ou vegetal, tecidos, fotografias e outros materiais que contenham celulose.

 

Ciclo da vida

Ao nível do ciclo de vida da Lepisma saccharina, as fases jovens apresentam-se extremamente semelhantes à fase adulta, diferenciando-se apenas no tamanho e na maturidade sexual, uma vez que não sofrem metamorfose.

As fêmeas depositam os ovos em grupos de cerca de 100 ovos em fendas e rachas. Os ovos são ovais, apresentam uma coloração branca e possuem aproximadamente um mm de tamanho.

Os ovos levam em média 10 a 60 dias até a eclosão, dando origem a pupas. As pupas levam aproximadamente 2 a 3 meses até chegarem à fase adulta. As traças adultas podem viver 2 a 3 anos. A traça do papel muda continuamente ao longo da sua vida, regenerando órgãos como pernas que acidentalmente tenham sido partidas.

Fonte: http://www.gruposilvaroque.com/wp-content/uploads/2011/03/FT-0102-Tra%C3%A7a-do-Papel.pdf