DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS BARATAS <-- Voltar

A hepatite A é uma das doenças que as baratas podem transmitir para os seres humanos. Sua transmissão ocorre devido à ingestão de água, alimentos e objetos pessoais contaminados e quando alcança o intestino infecta os enterócitos da mucosa e se multiplica depois se espalha pelo sangue, infectando principalmente o fígado. Os principais sintomas são: febre, dor abdominal, náuseas e diarréia por cerca de um mês. Alguns doentes podem ficar com os olhos e a pele bem amarelada por causa da disfunção do fígado, em 99% dos casos há recuperação e cura.

Há algumas doenças que podem ser transmitidas pelas baratas, a febre tifóide é uma delas, ela é causada pela Salmonella typhi, somente os seres humanos podem adquirir essa bactéria, sendo mais comum em países subdesenvolvidos. É transmitida pela ingestão de alimentos ou água contaminada, mas pode-se adquirir também através da saliva. Além da febre tifóide as baratas podem transmitir tuberculose, conjuntivite, infecções urinárias, diarréia, lepra e pneumonia. Para evitar que sua casa seja invadida por baratas a recomendação é sempre manter a casa limpa, alimentos bem lavados e guardados, beber somente água filtrada e guardar bem os objetos pessoais como a escova de dente.

Se apresentar qualquer um dos sintomas acima procure um médico, e lembre-se que a melhor forma de evitar as baratas é manter o local onde se mora sempre limpo e higienizado.

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/doencas-causadas-pelas-baratas/