BREVE HISTÓRIA DA DEDETIZAÇÃO <-- Voltar

O desenvolvimento de novos inseticidas foi alavancado pela necessidade de se criar produtos menos tóxicos. O notório DDT foi criado como uma alternativa mais segura se comparado com os inseticidas anteriores, que usavam arsênico em sua composição, por exemplo. No entanto, o uso exagerado da substância pode oferecer riscos à natureza e ao homem.

Com a popularização na aplicação doméstica do DDT, a partir dos anos 60, a ação de desinsetizar também passou a ser chamada de "dedetizar" (da pronúncia dedetê), sendo inclusive consagrada na música Mosca na Sopa, de autoria do cantor e compositor Raul Seixas, em 1973.

Hoje, a palavra dededização deve ser substituída por desinsetização, que significa desinsetizar o ambiente infestado, pois o grupo químico dos organoclorados foi proibido há mais de 30 anos e o famoso DDT, assim como o BHC, dodecacloro que foi amplamente usado nas iscas MIREX para controle de formiga saúva (Atta ssp), entre outros, não são mais fabricados no Brasil. O Ministério da Saúde do Brasil mantém registro de inseticidas de uso exclusivo para o ambiente urbano são os inseticidas domissanitários, pois é proibido o uso de inseticidas fitossanitários (usados na agricultura) nos ambientes urbanos.