RESIDUOS DE PESTICIDAS EM ALIMENTOS <-- Voltar

Devido aos impactos de pesticidas no meio ambiente, é grande o risco de que haja contaminação de alimentos por pesticidas.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Agricultura (United States Department of Agriculture) desenvolveu um programa chamado Pesticide Data Program que teve como objetivo verificar o índice de alimentos contaminados por pesticidas vendidos em território estadunidense. Iniciado em 1990, o programa coletou dados de aproximadamente 60 tipos diferentes de alimentos e cerca de 400 tipos de pesticidas - a partir de amostras retiradas nos locais de venda. Os primeiros resultados foram divulgados em 2004.

Foram analisadas amostras de frutas contaminadas com pesticidas. Alguns dados obtidos:

Fruta

Vegetal

Nº amostras analisadas

Amostras com resíduos detectados

% de amostras contaminadas

Diferentes pesticidas encontrados

Resíduos diferentes encontrados

Maçã

774

727

98

33

41

Alface

743

657

88

47

57

Pêra

741

643

87

31

35

Suco de laranja

186

93

50

3

3

Os pesticidas, como demonstrado acima, podem apresentar perigo para os consumidores. Eles oferecem ameaças também durante a manufatura, o transporte, durante e/ou depois de seu uso.

O uso de pesticidas na agricultura, para o controle de pragas, também pode oferecer riscos para as pessoas. Através do processo de seleção natural, as pragas podem se tornar muito resistentes à ação do pesticida. Os agricultores, então, aumentam a quantidade do pesticida usado, intensificando o problema.

Fontes: “What is a pesticide?”, “Lei Federal nº 7.802”, wikipedia.org