NOTÍCIA: SECRETÁRIA DE SAÚDE NEGA ROEDOR MORTO <-- Voltar

O Centro de Saúde do Jardim Aeroporto, na região Sudoeste de Campinas, teve que ser fechado na tarde desta quarta-feira depois que um rato e um pombo mortos foram encontrados dentro da caixa d’água que abastece o prédio, segundo funcionários. Cerca de 300 pessoas que recebem atendimento diariamente no local, mais os cerca de 200 usuários que retiram medicamentos, tiveram que dar meia-volta ao chegar à porta do estabelecimento. O mau cheiro na água era sentido há cerca de uma semana por funcionários do CS. Eles pediram para que técnicos da Prefeitura fossem até o local para verificar o problema. 

“Ninguém pôde sequer lavar a mão. Mas essa não foi a primeira vez. Faz cerca de 3 anos que trabalho aqui e já encontraram outro rato morto na caixa d’água”, contou um funcionário que não quis se identificar. De acordo com ele, a dedetização do espaço havia sido solicitada à Prefeitura, porém, não foi feita. “Tem se tornado recorrente. Na outra vez encontraram um ninho dentro de uma gaveta de papéis e hoje acharam dentro de um armário da cozinha. Não foi achado nenhum rato ou filhote lá agora”, contou. 

Pessoas que procuraram o serviço de saúde ficaram revoltadas ao saber do real motivo do fechamento do posto. “Não tem nem palavra para falar sobre isso. Eles não estão nem aí para nós”, disse a frentista Gisele Alves, de 24 anos, que precisava marcar uma consulta para o filho. Com o filho de 7 meses no colo, a recepcionista Dorcelina Peres, de 23 anos, criticou a situação. “Está muito precário o atendimento. É um absurdo.” Para a pensionista Deni Loreti de Santana, de 53 anos, que precisava de remédios, mas teve que voltar para casa, o episódio mostra o “relaxo” da Administração. “Isso jamais poderia acontecer”. 

A Prefeitura negou que qualquer animal morto tenha sido encontrado em uma das caixas d’água do prédio. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, a coordenadora do Centro de Saúde Aeroporto, Cristiane Clemente, explicou que desde já inicio ou procedimento de troca das caixas d’água do CS. O forro da unidade começará a ser limpo imediatamente. 

A coordenadora disse que os trabalhadores que realizaram a troca das caixas d’água negaram ter encontrado qualquer animal morto. A secretaria informou que a Sanasa esteve no local em setembro do ano passado e constatou que uma das caixas estava com a tampa rachada e que precisaria ser trocada. Foi verificado ainda, na mesma vistoria, que o forro precisaria ser limpo em virtude da existência de pombos no local, providência em andamento, segundo a assessoria de imprensa. 

Trabalhadores do CS Parque Santa bárbara reclamaram que a recepção está há dois dias alagada, trazendo risco de transmissão de dengue e leptospirose.

Fonte: http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=campinas-e-rmc&id=/111882&ano=/2012&mes=/01&dia=/05&titulo=/cs-do-jd-aeroporto-suspeita-de-rato-em-caixa-dagua